Recados Para Orkut

Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

Mostrando postagens com marcador Textos para Leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Textos para Leitura. Mostrar todas as postagens

sábado, 20 de setembro de 2008

Um Ditado Diferente

Encontrei esse texto e acho interessante que todos alfabetizadores leiam.


Trabalhar a ortografia tem sido uma tarefa árdua para os professores nos tempos atuais, pois ouvimos e lemos palavras empregadas incorretamente. Infelizmente, erros ortográficos nos panfletos distribuídos, seja de informação ou de oferta de emprego, nos jornais, na televisão, com chamadas insistentes, têm sido constantes na vida de nossas crianças.

Nossa memória trabalha com imagens. Enxergar erros significa memorização incorreta, principalmente se o erro for ortográfico. Dessa forma, a professora Benedicta Ap. Costa dos Reis buscou uma maneira diferente de ajudar seus alunos na memorização correta das palavras. Os alunos fazem um ditado ortográfico com dez palavras e na correção, a professora procura associá-las às imagens. Feita a correção, o aluno corrigirá o texto e o reescreverá. No próximo ditado, algumas dessas palavras são repetidas. Para que o próprio aluno perceba o quanto memorizou ou não, novas palavras são apresentadas.

Após dez ditados, o professor os ensina a trabalhar com gráficos. Assim, o aluno visualiza seu progresso.




Conheça as etapas:


1) Ditado


Palavras --------------reescrita de palavras erradas
1_______ ______________
2_______ ______________
3_______ ______________
4_______ ______________
5_______ ______________
6_______ ______________
7_______ ______________
8_______ ______________
9_______ ______________

10______ ______________




2) Associação por imagem


- berin __ ela. G ou J ?

Associar a palavra berinjela á sua imagem


__ iló, por associação deveria ser escrito com g, no entanto, por ser amargo, perdeu um pedaço e
ficou J (jiló)



- meritíssimo vem de mérito, por isso se grafa com i e não com e como muitos querem.


- b __ eiro U ou O?
u – bueiro de buraco, onde deságua água e também lixo de pessoas mal-educadas.



- p __ leiro U ou O?
- você sabe o que é poleiro? Lugar onde as galinhas, pintinhos sobem para dormir.



- Xale ou Chalé? O xale é da vovó! Veja seus braços cruzados na altura do peito para segurar as pontas do xale.
- Chalé – O contrario de xale. Não se cruza, mas segura
o telhado do chalé.



- Maisena. Que absurdo! Na caixa amarelinha está maisena com Z!
Pois é, observe que logo abaixo há ®, símbolo de marca registrada.




Dessa forma, a professora, contando historinhas,vai conquistando o aluno que, aliando a palavra á imagem, além de não ter que escrever 50 vezes a palavra errada, aprende a grafia correta com mais facilidade.



3) É hora do Gráfico!
Conforme o número de acertos, o aluno usa as cores da legenda para completar o gráfico. Se no primeiro ditado ele acertar quatro palavras, vai preenchê-lo com lápis vermelho. Se no segundo ditado acertar cinco palavras, usará o lápis amarelo e assim por diante.




Fonte: Revista PCNE – Professor Criativo na Escola

domingo, 29 de junho de 2008

#/#/#/# Pais e Filhos #/#/#/#

SAIBA O QUE VOCÊ PODE FAZER COMO PAI PARA AJUDAR NA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

Pais, mães, todos que têm a educação de uma criança sob sua responsabilidade, têm o dever de acompanhar a vida escolar das crianças e cobrar um ensino de qualidade.
É importante ter contato com o cotidiano da escola, ajudar a identificar os problemas e contribuir para resolvê-los. Também é fundamental saber se o aluno está realmente aprendendo, ver de perto sua lição de casa e motivá-lo para a aprendizagem.

COMO PARTICIPAR NA VIDA DA ESCOLA:

*Mantenha-se informado sobre a escola de seu filho;
*Converse com o diretor da escola;
*Mantenha um relacionamento constante com os professores de seu filho;
*Converse com os outros pais de alunos;
*Participe das reuniões escolares; e,
*Fique atento ao desempenho escolar de seu filho.

COMO PARTICIPAR EM CASA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:

*Evite faltas desnecessárias;
*Cobre de seu filho comprometimento com a escola;
*Acompanhe o dever de casa;
*É preciso criar um ambiente adequado e determinar períodos de estudo para seu filho;
*Fique atento ao desempenho escolar de seu filho; e
*Mantenha abertos os canais de diálogo com seu filho e demonstre interesse;


quarta-feira, 25 de junho de 2008

#### TAREFA DE CASA ####


Quando penso em tarefa de casa imagino algo prazeroso,

um momento que a criança tem para refletir sobre

seu aprendizado, colocando em cheque o seu conhecimento sobre determinado assunto estudado ou mesmo um momento de troca entre a criança e sua família.

Será que é isso mesmo que tem acontecido em nossas escolas? Estamos realmente cientes de como deve ser essa tarefa de casa? Qual o objetivo queremos alcançar? Estamos mandando tarefas aos pais ou a nossos educandos?

Como essa questão é delicada. O leque que se abre para discussões é muito grande. Creio que já está mais do que na hora desse tema ser levado para sala dos professores, para os grupos de estudos, para os encontros pedagógicos, nas salas de curso superior, enfim, para todo ambiente preocupado com a educação.

Segundo Loudes E. P. Ribeiro, autora da coleção "PARA CASA OU PARA SALA?", o dever de casa tem objetivos próprios:


  • formar hábitos de estudo;

  • relacionar o que se ensina na escola com o que se faz em casa;

  • relembrar a aula;

  • criar responsabilidades;

  • interiorizar regras;

  • ser bem planejado;

  • ser de competência da criança e não da mãe;

  • dar prazer, o que motiva para a aula;

  • apresentar um desafio desenvolvendo o raciocínio, e

  • criar um relacionamento agradável e gostoso entre criança X escola X família.

Vamos refletir juntos sobre a TAREFA DE CASA que estamos enviando a nossas crianças?


domingo, 25 de maio de 2008

Sobre o comportamento da professora da Educação Infantil.

Recados e Imagens - Fofas - Orkut


É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...


Compreendendo a criança...


1. A Educação Infantil bem organizada contribui para a formação harmônica da criança em seus aspectos biológico e psíquico.


2. A Professora deve possuir sólidos conhecimentos de psicologia infantil e de didática especial.


3. A missão da Professora não é instruir, mas educar, criar hábitos, corrigir com suavidade e fineza.


4. No período em que a criança freqüenta a Educação Infantil ela deve ignorar que está sendo educada e aprendendo, deve pensar que está sòmente brincando.


5. As atividades na Educação Infantil devem ser tão bem conduzidas que a criança ao sair dela deve recordar com saudade.


6. A Primeira aptidão artística que se manifesta na criança é a musical, por êsse motivo na Educação Infantil deve-se cantar a tôda hora e em qualquer ocasião.


7. As atividades manuais concorrem para a correção dos desajustamentos psíquicos motores.


8. A leitura de histórias desenvolve o grau de atenção e vocabulário da criança, preparando o terreno para a alfabetização.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sugestões de como os pais podem ajudar na vida escolar dos filhos


• Lendo atentamente todas as comunicações enviadas pela Escola e comentando-as com seus filhos;

• Participando de todos os eventos relacionados com seu filho, com a classe de seu filho e com a Escola como um todo;

• Ajudando seu filho(a) a organizar o seu dia, para que venha à Escola com um bom estado de espírito. Para tanto faça que ele tenha uma boa noite de descanso, com horas suficientes de sono, acorde com tempo suficiente para se vestir, tomar seu café da manhã ou almoço com calma e tenha horários regulares e bem distribuídos para fazer a tarefa de casa, brincar (incluindo tempo de T.V.) e outras atividades;

• Utilizando a agenda de seu filho para ajudá-lo na organização de suas responsabilidades escolares, bem como para receber ou mandar comunicados para a Escola;

• Providenciando para que seu filho tenha sempre o uniforme completo e adequado, tanto para o verão quanto para o inverno;

• Contribuindo para que ele tenha o hábito de arrumar sua mochila antes de vir para a Escola, para que ele não esqueça suas tarefas ou materiais necessários para as aulas;

• Mostrando um sincero interesse por aquilo que estiver aprendendo na Escola, comentando, discutindo, acrescentando informações, providenciando fontes de informação;

• Ajudando os professores e coordenadores de seu filho a conhecê-lo melhor. Para isso, sempre que sentir necessidade agende um encontro. Fale, ouça, avalie. É importante que a criança sinta a cumplicidade entre a família e a Escola, que juntos, queremos que ela se sinta feliz;

• Participando junto com seu filho de momentos prazerosos de leitura em casa;

• Contribuindo em algumas atividades da sala de aula de seu filho, partilhando sua experiência profissional, seu hobbie, seus talentos. Entre em contato com a professora para agendar o melhor dia;

• Apoiando sempre a criança em seu caminho pessoal dentro da aprendizagem. Temos que colocar aos nossos filhos desafios, mas nunca maiores que suas possibilidades, respeitando seu ritmo, evitando comparações com outros filhos ou crianças, evitando realizar nelas expectativas que temos ou tivemos para nós;

• Ajudando na lição de casa. Quando o assunto é lição de casa, fala-se muito em lugar adequado, escrivaninha organizada, horário combinado. Mas o fato é que para algumas crianças e pais, este momento transforma-se em um grande conflito.


(site de dicas)

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Exercícios Mimeografados: Usá-los ou não?

Na sala de professores, em encontros pedagógicos sempre "pinta" aquela conversa sobre os exercícios mimeografado na educação infatil, gerando certamente discussões entre os grupos favoráveis e os contra. Vamos refletir juntos sobre esse tema?

Primeiro vem a indagação: Quais os objetivos os professores pretendem alcançar quando usam esses exercícios?

Analisaremos duas situações:

1- Talves o professor queira "melhorar" o desenho das crianças e lhes oferecem modelos a serem copiados, coloridos e imitados.

Desenhos mimeografadose impedem a criatividade infantil, podando a exploração, suas invenções e suas descobertas. Sempre que a criança tentar criar o seu desenho, ela provavelmente seguirá os padrões dos modelos oferecidos pelo professor, do livro ou aquele da "folhinha mimeografada"; tornando-se desenhos rígidos, esteriotipados e repetitivos, sem uma evolução natural.

Para "melhorar" o seu desenho, a criança precisa ter opotunidades: de trabalhar o seu corpo, os objetos que estão a sua volta e o próprio espaço físico. Que ouça, crie histórias e possa representá-las no desenho. Que lhes seja oferecidos diversos matériais(giz, giz de cera, lápis-de-cor, tinta, etc.) e que possam desenhar na horizontal(chão e papel) e na vertical ( cavaletes, quadro, etc.).

2-A intençao pode ser: treinar a coordenção visomotora, a lateralidade e de favorecer aquisições de algumas noções, tais como: dentro/fora, em cima/embaixo, etc.

Observe a ação da criança supondo que a atividade seja: Marcar um X, ligar duas figuras, cobrir um pontilhado ou, quem sabe, colorir dentro. Então nos questionamos: São estas atividades motivadoras? Tem algum significado real para a criança, para sua vida?Existem desafios para resolver, levando-a a refletir?

Não, a resposta para as três perguntas é Não! Exercícios mimeografados não estimulam a ação criativa, favorecem apenas a passividade ou ação infantil mecânica e repetitiva e, em geral, não trazem situações novas para serem resolvidas, nem estimulam a imaginação e a reflexão.

Conclusão: Muitas outras atividades podem e devem ser propostas para atingir os objetivos da educação infantil, por exemplo: quando as crianças confeccionam um mural coletivo, montam um quebra-cabeça recortardo de revistas, produzem seu próprios desenhos, elas estão desenvolvendo a coordenação motora fina, noções de espaço,etc.
Não é que os trabalhos mimeografados nunca devam ser usados. O problema não é está no fato de usar o mimeográfo, mas sim como usa-lo.

É possível propor atividades desafiadoras e interessantes usando o mimeografo, desenvolvendo o raciocínio e sendo desafiado, por exemplo:
*recortar as partes de um quebra-cabeça e montá-lo;
*recortar as figuras e formar conjuntos;
*resolver um problema, tal como recortar um quadrado sem partir o círculo, etc.


# Existem muitas outras formas de se utilizar criativamente o mimegrafo. O que você acha? Não seria bom refletir um pouco sobre isso?

(Coletânea de textos para orientação ao educador infantil-texto original de Sônia Kramer- Fiz um resumo e acrescentei um tiquinho aqui outro acolá. Espero que apreciem e reflitam tanto quanto refleti sobre o mesmo.)

terça-feira, 22 de abril de 2008

*Dica de texto para reunião de pais.

O que os Pais poderiam fazer para transformar o filho num verdadeiro homem, livre e responsável.

1. Não dê à criança tudo quanto ela queira.
Desde pequena a criança deve aprender a ouvir um não. Aprendendo agora a dizer um não ao lícito, mais tarde ela saberá dizer também não ao ilícito.


2. Aponte os erros que seu filho comete.
Quando ele se embrenha nas sendas do mal, mostre o caminho do bem.Nos momentos de perplexidade, esclareça sua dúvida.Ensine e ajude seu filho a escolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Ajude-o a seguir o caminho do bem abraçando sempre a verdade.



3. Dê a seu filho também uma educação espiritual.
Seu filho não é apenas corpo e sensibilidade, mas possui também uma essência não física; uma essência que precisa conhecer e amar as forças superiores da natureza.Se ele perder a confiança no supremo, se perder o sentido da vida, se desconhecer o destino imortal do homem, se não esperar mais nada para depois da morte, só lhe resta um caminho a seguir: gozar a vida no momento presente e, para isto, irá servir-se de todos os meios, bons e maus, proibidos ou permitidos.Um homem que não nutre esta essência é uma caricatura humana.Um homem que não enxerga o eterno é um homem morto antes do tempo.


4. Não confunda as Coisas...Quando seu filho deixar espalhados pelo chão roupas, sapatos, livros, brinquedos, faça-o apanhá-los.
Mas faça como amor, bondade e carinho e não de maneira agressiva ou irritada.Com gritos nunca se educa uma criança. Educa-se com energia, amor, carinho, bondade e compreensão.


5. Não brigue nem discuta na presença do filho.
Quando os pais discordarem ou se desentenderem, procurem evitar a discussão diante dos filhos. Falem e discutam a sós.Brigas e discussões na presença dos filhos, além do mau exemplo que os pais dão, provocam na alma da criança conflitos de ordem emocional irreversíveis e muitas vezes de graves conseqüências.A harmonia e união entre os pais revertem em benefício para os próprios filhos.


6. Não dê a seu filho quanto dinheiro ele pedir.
Quem não se contenta com pouco, nem o muito o satisfará jamais.O dinheiro fácil na mão do seu filho abre caminho para muitos erros, pois a riqueza mal empregada abre as portas do mal.Seu filho deve aprender quanto custa ganhar dinheiro.Se desde pequeno ele não sabe quanto custa o dinheiro, ele só deseja uma coisa na vida: ganhar muito dinheiro com o mínimo de esforço e gozar o máximo a vida.Dinheiro fácil nas mãos do seu filho leva-o a confiar mais no poder da moeda do que em sua força de vontade, em sua dignidade moral e capacidade intelectual.Faça com que seu filho mereça o dinheiro que recebe.


7. Não satisfaça todos os desejos e caprichos do seu filho em matéria de comida, bebida e conforto.
Ele deve aprender a fazer sacrifício, a renunciar um gosto pessoal, a dizer um não a um capricho e deixar de ser voluntarioso.O comodismo enterra todas as aspirações humanas e é o maior obstáculo do progresso.Formar a vontade do filho não é fazer todas as suas vontades.Forme a vontade dele para que rejeite sempre o mal e queira sempre só o bem.


8. Quando seu filho entrar em conflito com professores, polícia, vizinhos e colegas, não tome seu partido sem antes examinar bem o fato e ver de que lado está a razão.
Um erro é tomar sempre o partido do filho apenas por ser filho, sem procurar saber a origem do conflito e ver com quem está a razão.É preciso ver, analisar, julgar e dar razão para quem a merece.Não é somente o filho do vizinho que pode errar; o seu também está sujeito ao erro.Ninguém é perfeito; seu filho também está dentro desta regra.Seja justo e dê razão a quem tem de fato.


9. Olhos Abertos significa atenção...
Quando ele entrar numa contenda mais séria, não o desculpe com estas palavras: "Ele sempre foi impossível; ele é assim mesmo." Isto fará com que seu filho permaneça no erro e abrirá caminho para faltas mais graves, pois ele sabe que pode contar sempre com a cumplicidade indulgente dos pais. A indulgência excessiva é sempre cúmplice do crime.Seja indulgente, mas sempre dentro da ordem, da energia bondosa e da disciplina.


10. Não faça comparações das virtudes e dotes do seu filho em relação aos outros.
Fazendo isto, você estará implantando nele o vírus da intolerância, a discriminação pessoal e social, e o menosprezo pelos demais.Um elogio deve ser feito de maneira discreta, a sós, e com muito cuidado.Os pais, costumam rotular os filhos de acordo com sua própria conveniência, e isto abre espaço para que vejam nos filhos, qualidades que muitas vezes não possuem, causando frustrações nos mesmos com o tempo.


11. Qualquer tipo de vício é prejudicial para os adultos e muito mais às crianças.
Se tiver algum vício, lute para livrar-se dele, e o faça diante do seu filho, sempre demonstrando a ele os maléficios do mesmo e sua luta pela liberdade.Sua criança não mereçe compartilhar de um capricho danoso como o seu.Se você tem amor de fato por ele, livre-se do vício, só, e apenas desse modo, poderá lhe cobrar mais tarde com eficiência, caso ele se caia numa dessas armadilhas.Para o filho, o exemplo de probidade dado pelo pai é mais importante do que todas as opiniões que ele vai encontrar pelo resto da sua vida.


12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de harmonia, alegrias e felicidade. É o seu merecido destino.


O Frei Anselmo, é um educador brasileiro, que trabalhou mais de 20 anos, com crianças, com adolescentes, e com jovens de todas as idades, de vários níveis sociais e culturais, de ambos os sexos, por todo Brasil.É também autor de um livro chamado "Ajude seu Filho a ser Feliz", publicado pela Editora Vozes.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comportamento Social e Atividades Criativas

###Compreendendo a criança... ###


Você sabia que...


1-A criança se educa socialmente quando trabalha em grupo ?

2-Quando a criança divide o seu trabalho com outros ou ajuda alguém, aprende a prática de hábitos de cortesia e ordem ?

3-Amando a criança compreenderá melhor suas fraquezas, tornando-se mais fácil sua educação ?

4-A bondade, aliada à firmeza, e não a rudeza de palavras, são um instrumento poderoso para conseguir a obediência da criança ?

5-Bons brinquedos e jogos inteligentemente dirigidos transformam o mundo da criança?

6-Dos quatro aos seis anos, a criança deve ter à sua disposição e em grande abundância, brinquedos e jogos de todo o tipo, que estimulem o seu espírito criador ?

7-Os materiais que estimulam a atividade criadora são papel em folhas grandes, papel de seda, lápis, tinta, giz de cera, um quadro-negro, massas, brinquedos de recortes, caixas velhas de cartolina, etc., etc. ?

8-Os brinquedos que precisem ser puxados ou empurrados pela criança auxiliam-na a desenvolver o equilíbrio e aprender a andar e correr ?

9-Brinquedos de armar estimulam a habilidade ?

10-Brinquedos compostos de mais de uma parte, exercitam a coordenação do tato com a vista ?


( www.sitededicas.com.br )

terça-feira, 8 de abril de 2008

Textos sobre Lendas Indígenas

As lendas indígenas sempre despertam muita curiosidade e interesse nas crianças. Eles são uma ótima dica para rodinha da conversa ou hora da leitura!


sábado, 5 de abril de 2008

Sugestões de Leitura

*Dicas de como desenvolver o hábito da leitura nas crianças

Desenvolver o hábito e o gosto da leitura nas crianças é fundamental. Entretanto, é importante que o adulto, seja ele professor ou responsável, demonstre seu próprio encantamento pelos livros.
É comprovado que crianças que lidam desde cedo com livros, revistas e jornais, e que assistem seus pais entretidos com a leitura, têm mais interesse em alfabetizar-se e encaram o ato de ler com naturalidade, já que este faz parte de sua rotina e realidade, mas não se pode afirmar que pais não-leitores formarão necessariamente filhos que não se interessem pela leitura.
Na escola o professor deve, também, demonstrar encantamento com os livros, envolvendo a si e a seus alunos ouvintes em narrativas interessantes e atraentes de diferentes tipos textuais, adequados a realidade, faixa-etária e interesses de seus alunos.
Para os bem pequenos existem vários tipos de livros de pano e de banho que podem integrar o grupo de brinquedos e estabelecer um contato natural da criança com a leitura.
NUNCA se deve associar o ato de ler como um castigo ou algo que represente algum tipo de punição ou obrigatoriedade.
SEMPRE se deve associar o momento da leitura a um momento de prazer. Esta é uma maneira de formar relação positiva das crianças com os livros.
Pode haver a sedução pelo mundo da leitura em qualquer idade e a formação escolar também tem um papel importante nesse processo. Dar um livro de presente não significa necessariamente incentivar a leitura.
Compartilhar leituras é importante para que ler seja associado a um prazer e não a um dever. Portanto, uma boa idéia é reservar algumas horas por dia para a leitura em família ou na escola. É importante fazer o máximo para que a criança aprecie esse momento.
Freqüentar livrarias e bibliotecas com a criança e levá-las para eventos de contadores de histórias e afins, transformando a leitura em um programa de lazer pode ajudar.
O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça. "(Maria Dinorah)

Literatura adequada por cada faixa etária

Primeira infância (15/17 meses aos 3 anos):

Nessa fase, a criança descobre seu corpo e começa a manipular objetos. É a curiosidade da curiosa idade! Nessa etapa, o livro só pode representar um brinquedo, mas favorece o surgimento de uma relação positiva com o objeto livro. Algumas histórias bem curtas, já podem ser introduzidas por um adulto leitor, mas sempre com o apelo das cores, dos sons. Com a descoberta do filão do público infantil, as editoras investem bastante na criação de livros cada vez mais interativos.

Segunda infância (3 aos 6 anos):

Para essa faixa etária, a linguagem é a grande conquista e o veículo de interação com o mundo e com os outros. Essa é a famosa fase dos porquês, do germe da formação de um senso crítico. Pode-se utilizar livro com textos, mas o predomínio deve ser das imagens, pois a criança ainda não lê. A relação com a leitura pode ser inclusive, instigada pelo desejo de ter autonomia para decifrar o mundo das letras sem intermédio de um adulto. Muita colaboração na formação dos conceitos de base psíquica pode ser oferecida por contos de fadas, tradicionais ou modernos. Como a brincadeira com as palavras é um atrativo, há várias poesias que trabalham a sonoridade de fonemas, as rimas, as trocas silábicas, os sentidos modificados por essas trocas. Deve-se, também, inserir pequenas estruturas narrativas, mas nada muito complexo ou demorado.

Terceira infância (a partir dos 6 anos até a adolescência):

Momento mágico da aquisição da leitura, sobretudo porque a maioria das sociedades tem base cultural grafocêntrica, isto é, fundamentada na escrita. O processo de escolarização é recomendado para se iniciar nessa faixa etária e essas conquistas extrapolam o mundo mais restrito à casa e à família da criança para ganhar a coletividade. As histórias de aventuras costumam fazer sucesso nos primeiros anos, principalmente porque levam os heróis a conquistas individuais, sem intermédio de familiares, muitas vezes só com valentia e magia. Novas realidades espaciais também têm feito muito sucesso, bem como outros mundos, como é o caso de Neverland (Peter Pan), Hogwarts (Harry Porter), País das Maravilhas (Alice), dentre muitos outros.

"É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias."

(desculpe não ter a fonte desse artigo, tenho costume de salvar o que acho interessante e por relapso as vezes esqueço de anotar a fonte. Estou me policiando para que nao aconteça mais...mil desculpas.)

Projeto Brincar é Aprender!