Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PROJETO: ONDE ESTÁ A ESCRITA?


Oi "Gente que Educa"! Tudo bem com vocês?
Desculpem pela ausência. Estou tentando organizar meu tempo...está um tanto complicado, mas
vamos lá...

Gostaria de compartilhar com vocês o projeto: Onde está a Escrita? que desenvolvi na Escola Crivelli, em parceria com a professora Adriana.
Este projeto tem como principal referência a coleção Instrumentos da Alfabetização do CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

OBJETIVO GERAL

  • Conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade em diferentes suportes, facilitando o processo de construção da leitura e escrita, com uma aprendizagem prazerosa e significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer os diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade.
  • Valorizar o uso da cultura escrita e suas diferentes funções.
  • Identificar finalidades e funções da leitura e escrita.
  • Diferenciar os gêneros textuais a partir de suas funções.
Cronograma das Atividades:

METODOLOGIA

O presente projeto será desenvolvido em quatro etapas, com visitas a espaços em que a escrita circula (biblioteca municipal, banca de jornal e revistas, a rua e a casa), para exploração de diferentes gêneros textuais que circulam nesses espaços. Pretende-se concluir o projeto com a elaboração de portifólios individuais. Além de permitir a familiarização da criança com os diferentes espaços de uso da escrita e os diferentes gêneros textuais, o projeto servirá também para diagnosticar o nível de letramento das crianças.

Como o projeto prevê visitas e pequenas excursões, faz-se necessário, antes de tudo, estabelecer “combinados” com as crianças sobre seu comportamento, definindo regras simples que podem ser escritas em cartazes. Outro fator importante será o armazenamento, em um computar ou pen drive, das fotos tiradas durante as visitas para análise e discussões nas rodas de conversas.

ALGUNS TRECHOS DO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

...Na sexta-feira (28/05/10), os alunos puderam fazer a excursão até a biblioteca pública municipal. No dia anterior levaram o bilhete de autorização, inclusive ajudaram a professora na elaboração do mesmo. (Nesse dia acompanhei a turminha animada)..

...A visita à banca de revistas teve momentos de grande relevância, aumentando o conhecimento das crianças sobre a escrita e sua função. No momento em que os alunos se aproximavam do monte de jornais que se encontravam no chão, fiz alguns questionamentos: “Vocês sabem me dizer o que isto?” (apontando para o jornal). “ É jornal, professora”, respondeu-me um deles. “Para que serve o jornal?”, continuei questionando. Pensaram, pensaram, disseram que não sabiam. Insisti, “Vamos lá, arrisquem. Para que serve o jornal?”. “É para dar noticias”, um gritou todo empolgado. “Mas é só para dar noticias? O que mais temos dentro do jornal?”. Assim segui nossa conversa. Essa intervenção é apenas um dos momentos fascinantes desse dia...

... Finalmente, com os portifólios organizados, os CDs gravados, quarta-feira (02/06/10) às 18 horas é marcada a reunião com os pais. Momento de finalização...

*Para desenvolver o projeto “ONDE ESTÁ A ESCRITA?”, foi imprescindível a parceria com a professora Adriana Bonin e sua turma do 1º ano do ensino fundamental de nove anos, bem como o apoio da equipe gestora da Escola Municipal Maria C. R. do A. Crivelli.

Nenhum comentário:

Projeto Brincar é Aprender!