OBJETIVO GERAL
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade em diferentes suportes, facilitando o processo de construção da leitura e escrita, com uma aprendizagem prazerosa e significativa.
- Valorizar o uso da cultura escrita e suas diferentes funções.
- Identificar finalidades e funções da leitura e escrita.
- Diferenciar os gêneros textuais a partir de suas funções.
METODOLOGIA
Como o projeto prevê visitas e pequenas excursões, faz-se necessário, antes de tudo, estabelecer “combinados” com as crianças sobre seu comportamento, definindo regras simples que podem ser escritas em cartazes. Outro fator importante será o armazenamento, em um computar ou pen drive, das fotos tiradas durante as visitas para análise e discussões nas rodas de conversas.
...A visita à banca de revistas teve momentos de grande relevância, aumentando o conhecimento das crianças sobre a escrita e sua função. No momento em que os alunos se aproximavam do monte de jornais que se encontravam no chão, fiz alguns questionamentos: “Vocês sabem me dizer o que isto?” (apontando para o jornal). “ É jornal, professora”, respondeu-me um deles. “Para que serve o jornal?”, continuei questionando. Pensaram, pensaram, disseram que não sabiam. Insisti, “Vamos lá, arrisquem. Para que serve o jornal?”. “É para dar noticias”, um gritou todo empolgado. “Mas é só para dar noticias? O que mais temos dentro do jornal?”. Assim segui nossa conversa. Essa intervenção é apenas um dos momentos fascinantes desse dia...
... Finalmente, com os portifólios organizados, os CDs gravados, quarta-feira (02/06/10) às 18 horas é marcada a reunião com os pais. Momento de finalização...
*Para desenvolver o projeto “ONDE ESTÁ A ESCRITA?”, foi imprescindível a parceria com a professora Adriana Bonin e sua turma do 1º ano do ensino fundamental de nove anos, bem como o apoio da equipe gestora da Escola Municipal Maria C. R. do A. Crivelli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário