Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

sábado, 20 de setembro de 2008

Um Ditado Diferente

Encontrei esse texto e acho interessante que todos alfabetizadores leiam.


Trabalhar a ortografia tem sido uma tarefa árdua para os professores nos tempos atuais, pois ouvimos e lemos palavras empregadas incorretamente. Infelizmente, erros ortográficos nos panfletos distribuídos, seja de informação ou de oferta de emprego, nos jornais, na televisão, com chamadas insistentes, têm sido constantes na vida de nossas crianças.

Nossa memória trabalha com imagens. Enxergar erros significa memorização incorreta, principalmente se o erro for ortográfico. Dessa forma, a professora Benedicta Ap. Costa dos Reis buscou uma maneira diferente de ajudar seus alunos na memorização correta das palavras. Os alunos fazem um ditado ortográfico com dez palavras e na correção, a professora procura associá-las às imagens. Feita a correção, o aluno corrigirá o texto e o reescreverá. No próximo ditado, algumas dessas palavras são repetidas. Para que o próprio aluno perceba o quanto memorizou ou não, novas palavras são apresentadas.

Após dez ditados, o professor os ensina a trabalhar com gráficos. Assim, o aluno visualiza seu progresso.




Conheça as etapas:


1) Ditado


Palavras --------------reescrita de palavras erradas
1_______ ______________
2_______ ______________
3_______ ______________
4_______ ______________
5_______ ______________
6_______ ______________
7_______ ______________
8_______ ______________
9_______ ______________

10______ ______________




2) Associação por imagem


- berin __ ela. G ou J ?

Associar a palavra berinjela á sua imagem


__ iló, por associação deveria ser escrito com g, no entanto, por ser amargo, perdeu um pedaço e
ficou J (jiló)



- meritíssimo vem de mérito, por isso se grafa com i e não com e como muitos querem.


- b __ eiro U ou O?
u – bueiro de buraco, onde deságua água e também lixo de pessoas mal-educadas.



- p __ leiro U ou O?
- você sabe o que é poleiro? Lugar onde as galinhas, pintinhos sobem para dormir.



- Xale ou Chalé? O xale é da vovó! Veja seus braços cruzados na altura do peito para segurar as pontas do xale.
- Chalé – O contrario de xale. Não se cruza, mas segura
o telhado do chalé.



- Maisena. Que absurdo! Na caixa amarelinha está maisena com Z!
Pois é, observe que logo abaixo há ®, símbolo de marca registrada.




Dessa forma, a professora, contando historinhas,vai conquistando o aluno que, aliando a palavra á imagem, além de não ter que escrever 50 vezes a palavra errada, aprende a grafia correta com mais facilidade.



3) É hora do Gráfico!
Conforme o número de acertos, o aluno usa as cores da legenda para completar o gráfico. Se no primeiro ditado ele acertar quatro palavras, vai preenchê-lo com lápis vermelho. Se no segundo ditado acertar cinco palavras, usará o lápis amarelo e assim por diante.




Fonte: Revista PCNE – Professor Criativo na Escola

2 comentários:

bala de goma disse...

Ótima atividade.Parabéns !!!

CÍNTIA disse...

OI QUERIDA !!!!!

PASSEI PARA DAR UMA ESPIADINHA...
E DIZER QUE ESPERO SUA VISITA, OK !!!!


BJOS MIL

CÍNTIA MACIEL

Projeto Brincar é Aprender!