Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

** Projeto Festa Junina - Parte 2 **

**1º Dia

Coleta de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação as festa juninas.
Registro desses dados em uma tabela e construção de um cartaz para fazer a comparação no decorrer do projeto.
Organização do calendário de mês de junho com motivo junino.

Tabela usada na atividade de coleta de dados:




* O calendário:
**2° Dia

Texto em quadrinhos e análise textual: ARRAIAL

Texto usado:


**3º Dia:

Leitura compartilhada sobre os tipos de comidas que encontramos nas festas juninas (você encontra na internet). Encerrando a leitura e as discussões sobre o texto, fazer uma lista coletivas das comidas típicas juninas. Após cada aluno escolhe seis palavras da lista onde com a qual concorrera ao bingo, com as regras combinadas entre os participantes.
Cada aluno faz sua cartela no caderno, seguindo o modelo no quadro. É bom que a lista de palavras seja enumeradas o que facilitará na hora do sorteio. O interessante também é que o professora na hora de sortear a palavra faça suspense, mostrando silaba por silaba para que os alunos vão usando as hipóteses de leitura para ler a palavra sorteada.
Para o vencedor é necessário um premio mesmo que seja simbólico como por ex: lápis de escrever, borracha, apontador entre outros.


**4° Dia

Jogo de dominó com frases e desenhos sobre a festa junina. Vai incentivar a leitura brincando. É necessário que cada criança tenha o seu joguinho. O professor deve confeccionar o material em papel cartão ou cartolina.
Após o jogo da memória uma atividade de matemática envolvendo as bandeirinhas da festa junina . ( é claro que as bandeirinhas não devem estar coloridas como as abaixo.)

Modelo do Jogo do Dominó de frases:


2 comentários:

Conceição disse...

Amei o projeto mas não estou conseguindo abrir os modelos...HELPPPPPPPP
Beijos
Concheta

Alessandra disse...

Adorei onhecer este blog! - Estou iniciando minha jornada como professora agora e espaços como este são muito importantes para que pessoas como eu possam ter um norte.
beijos!!!
Alessandra

Projeto Brincar é Aprender!