Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

sábado, 20 de setembro de 2008

Um Ditado Diferente

Encontrei esse texto e acho interessante que todos alfabetizadores leiam.


Trabalhar a ortografia tem sido uma tarefa árdua para os professores nos tempos atuais, pois ouvimos e lemos palavras empregadas incorretamente. Infelizmente, erros ortográficos nos panfletos distribuídos, seja de informação ou de oferta de emprego, nos jornais, na televisão, com chamadas insistentes, têm sido constantes na vida de nossas crianças.

Nossa memória trabalha com imagens. Enxergar erros significa memorização incorreta, principalmente se o erro for ortográfico. Dessa forma, a professora Benedicta Ap. Costa dos Reis buscou uma maneira diferente de ajudar seus alunos na memorização correta das palavras. Os alunos fazem um ditado ortográfico com dez palavras e na correção, a professora procura associá-las às imagens. Feita a correção, o aluno corrigirá o texto e o reescreverá. No próximo ditado, algumas dessas palavras são repetidas. Para que o próprio aluno perceba o quanto memorizou ou não, novas palavras são apresentadas.

Após dez ditados, o professor os ensina a trabalhar com gráficos. Assim, o aluno visualiza seu progresso.




Conheça as etapas:


1) Ditado


Palavras --------------reescrita de palavras erradas
1_______ ______________
2_______ ______________
3_______ ______________
4_______ ______________
5_______ ______________
6_______ ______________
7_______ ______________
8_______ ______________
9_______ ______________

10______ ______________




2) Associação por imagem


- berin __ ela. G ou J ?

Associar a palavra berinjela á sua imagem


__ iló, por associação deveria ser escrito com g, no entanto, por ser amargo, perdeu um pedaço e
ficou J (jiló)



- meritíssimo vem de mérito, por isso se grafa com i e não com e como muitos querem.


- b __ eiro U ou O?
u – bueiro de buraco, onde deságua água e também lixo de pessoas mal-educadas.



- p __ leiro U ou O?
- você sabe o que é poleiro? Lugar onde as galinhas, pintinhos sobem para dormir.



- Xale ou Chalé? O xale é da vovó! Veja seus braços cruzados na altura do peito para segurar as pontas do xale.
- Chalé – O contrario de xale. Não se cruza, mas segura
o telhado do chalé.



- Maisena. Que absurdo! Na caixa amarelinha está maisena com Z!
Pois é, observe que logo abaixo há ®, símbolo de marca registrada.




Dessa forma, a professora, contando historinhas,vai conquistando o aluno que, aliando a palavra á imagem, além de não ter que escrever 50 vezes a palavra errada, aprende a grafia correta com mais facilidade.



3) É hora do Gráfico!
Conforme o número de acertos, o aluno usa as cores da legenda para completar o gráfico. Se no primeiro ditado ele acertar quatro palavras, vai preenchê-lo com lápis vermelho. Se no segundo ditado acertar cinco palavras, usará o lápis amarelo e assim por diante.




Fonte: Revista PCNE – Professor Criativo na Escola

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dia das Crianças Chegandooooo!!!!!

Algumas sugestões de lembrancinhas para o Dia das Crianças!!!!

Está na hora de começar os preparativos....rsrs





































domingo, 14 de setembro de 2008

*****Sugestões de Atividades de Arte ****







Você ainda não votou? BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁ....

Amados nosso blog está atras de outros que não tem nada haver com educação. Vamos reverter esse quadro? Conto com seu voto!



http://www.nossotop.com.br/top/contador.php?id=485


Uma semana super ABENÇOADA! BJS!

sábado, 13 de setembro de 2008

**Vinte passos para combater a indisciplina com alunos ***

1 - Estabeleça regras claras
2 - Faça com que seus alunos as compreendam
3 - Determine uma sanção para a quebra das mesmas
4 - Determine uma recompensa para seu cumprimento
5 - Peça apoio de seus colegas de equipe
6 - Estabeleça estratégias em conjunto com a equipe; os alunos precisam perceber a hegemonia das atitudes
7 - Respeite seus alunos
8 - Ouça-os
9 - Responda ao que lhe for perguntado com educação e paciência
10 - Elogie boas condutas
11 - Seja claro e objetivo em suas intervenções
12 - Deixe claro que o que é errado é o comportamento, não o aluno
13 - Seja coerente em suas expectativas
14 - Reconheça os sentimentos de seus alunos e respeite-os
15 - Não lhes diga o que fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões
16 - Não descarregue a sua metralhadora de mágoas em cima deles
17 - Encoraje sempre
18 - Acredite no potencial de cada um e no seu
19 - Trabalhe crenças negativas transformando-as em positivas
20 - Seja afetuoso(a)

Fonte: Manual do Professor. Revista Profissão Mestre, n108 set. 2008. p.38

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

**Jogos Pedagógicos 2 *****

Esse jogo é super dez....além de você trabalhar agrupando as crianças com níveis de conhecimento aproximados, você também pode alternar ao invés das vogais vc deixar as consoantes para completar...Gente dá p usar e abusar!

bjs!




















































































quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Atividades com a turma do Chico Bento....

Depois de ler as aventuras da turma de Chico Bento é hora das atividades....aproveitem...bjs!

**********




*************




*************


**************


********


************


****************




*************


*************



***************

****************




***************



*********

************

* grupo yahooo um big beijo!

Projeto Brincar é Aprender!