Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Acróstico da Mamãe e o poema Se as coisas fossem Mães

Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.


Sendo o acróstico um texto fácil os alunos compreendem sua estrutura rapidamente.

Vamos aproveitar a chegada do dia das mães e trabalhar o Acróstico da Mamãe?


Faça a produção do texto coletivamente, pedindo sugestões as crianças das qualidades da Mamãe que comecem com a letra em destaque e você irá escrevendo-as no quadro.

M aravilhosa
A miga

M eiga

à tenciosa
E
special


Em seguida cada criança poderá fazer um acróstico com o nome de sua mãe e entregar junto com a lembrancinha.


**** Esse poema é um encanto: use e abuse!




**Observe as sugestões que estão dentro do quadro :




quinta-feira, 24 de abril de 2008

Mensagens que alegram o coração da Mamãe!

Esses dedões..rsrs...são do meu filho Valério, que está com nove anos. Eu disse a ele que iria colocar a mensagem no blog e que ele colocasse os dedinhos...ele ficou numa felicidade tremenda...* Os alunos também ficam! Você pode usar tinta guache também e deixar a mensagem bem colorida!

*Confesso a vocês que ao ler essas duas mensagens pela primeira vez meus olhos se encheram de lágrimas...são duas mensagens que realmente falam alto no coração de cada mãe....até hoje me emocionam....

Álbum para MAMÃE

Imagine a felicidade de nossos alunos ao confeccionarem este álbum para mamãe!
Podemos fazer cada página do álbum usando metade de uma folha sulfite. A criança fará uma página por dia.

Professor o aluno pode deixar cada página com a "cara dele", acrescentando palavras ou frases que gostaria de dizer a mamãe. Esse álbum é uma ótima situação de aprendizagem, APROVEITE!





fonte: livro paradidático.

terça-feira, 22 de abril de 2008

*Dica de texto para reunião de pais.

O que os Pais poderiam fazer para transformar o filho num verdadeiro homem, livre e responsável.

1. Não dê à criança tudo quanto ela queira.
Desde pequena a criança deve aprender a ouvir um não. Aprendendo agora a dizer um não ao lícito, mais tarde ela saberá dizer também não ao ilícito.


2. Aponte os erros que seu filho comete.
Quando ele se embrenha nas sendas do mal, mostre o caminho do bem.Nos momentos de perplexidade, esclareça sua dúvida.Ensine e ajude seu filho a escolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Ajude-o a seguir o caminho do bem abraçando sempre a verdade.



3. Dê a seu filho também uma educação espiritual.
Seu filho não é apenas corpo e sensibilidade, mas possui também uma essência não física; uma essência que precisa conhecer e amar as forças superiores da natureza.Se ele perder a confiança no supremo, se perder o sentido da vida, se desconhecer o destino imortal do homem, se não esperar mais nada para depois da morte, só lhe resta um caminho a seguir: gozar a vida no momento presente e, para isto, irá servir-se de todos os meios, bons e maus, proibidos ou permitidos.Um homem que não nutre esta essência é uma caricatura humana.Um homem que não enxerga o eterno é um homem morto antes do tempo.


4. Não confunda as Coisas...Quando seu filho deixar espalhados pelo chão roupas, sapatos, livros, brinquedos, faça-o apanhá-los.
Mas faça como amor, bondade e carinho e não de maneira agressiva ou irritada.Com gritos nunca se educa uma criança. Educa-se com energia, amor, carinho, bondade e compreensão.


5. Não brigue nem discuta na presença do filho.
Quando os pais discordarem ou se desentenderem, procurem evitar a discussão diante dos filhos. Falem e discutam a sós.Brigas e discussões na presença dos filhos, além do mau exemplo que os pais dão, provocam na alma da criança conflitos de ordem emocional irreversíveis e muitas vezes de graves conseqüências.A harmonia e união entre os pais revertem em benefício para os próprios filhos.


6. Não dê a seu filho quanto dinheiro ele pedir.
Quem não se contenta com pouco, nem o muito o satisfará jamais.O dinheiro fácil na mão do seu filho abre caminho para muitos erros, pois a riqueza mal empregada abre as portas do mal.Seu filho deve aprender quanto custa ganhar dinheiro.Se desde pequeno ele não sabe quanto custa o dinheiro, ele só deseja uma coisa na vida: ganhar muito dinheiro com o mínimo de esforço e gozar o máximo a vida.Dinheiro fácil nas mãos do seu filho leva-o a confiar mais no poder da moeda do que em sua força de vontade, em sua dignidade moral e capacidade intelectual.Faça com que seu filho mereça o dinheiro que recebe.


7. Não satisfaça todos os desejos e caprichos do seu filho em matéria de comida, bebida e conforto.
Ele deve aprender a fazer sacrifício, a renunciar um gosto pessoal, a dizer um não a um capricho e deixar de ser voluntarioso.O comodismo enterra todas as aspirações humanas e é o maior obstáculo do progresso.Formar a vontade do filho não é fazer todas as suas vontades.Forme a vontade dele para que rejeite sempre o mal e queira sempre só o bem.


8. Quando seu filho entrar em conflito com professores, polícia, vizinhos e colegas, não tome seu partido sem antes examinar bem o fato e ver de que lado está a razão.
Um erro é tomar sempre o partido do filho apenas por ser filho, sem procurar saber a origem do conflito e ver com quem está a razão.É preciso ver, analisar, julgar e dar razão para quem a merece.Não é somente o filho do vizinho que pode errar; o seu também está sujeito ao erro.Ninguém é perfeito; seu filho também está dentro desta regra.Seja justo e dê razão a quem tem de fato.


9. Olhos Abertos significa atenção...
Quando ele entrar numa contenda mais séria, não o desculpe com estas palavras: "Ele sempre foi impossível; ele é assim mesmo." Isto fará com que seu filho permaneça no erro e abrirá caminho para faltas mais graves, pois ele sabe que pode contar sempre com a cumplicidade indulgente dos pais. A indulgência excessiva é sempre cúmplice do crime.Seja indulgente, mas sempre dentro da ordem, da energia bondosa e da disciplina.


10. Não faça comparações das virtudes e dotes do seu filho em relação aos outros.
Fazendo isto, você estará implantando nele o vírus da intolerância, a discriminação pessoal e social, e o menosprezo pelos demais.Um elogio deve ser feito de maneira discreta, a sós, e com muito cuidado.Os pais, costumam rotular os filhos de acordo com sua própria conveniência, e isto abre espaço para que vejam nos filhos, qualidades que muitas vezes não possuem, causando frustrações nos mesmos com o tempo.


11. Qualquer tipo de vício é prejudicial para os adultos e muito mais às crianças.
Se tiver algum vício, lute para livrar-se dele, e o faça diante do seu filho, sempre demonstrando a ele os maléficios do mesmo e sua luta pela liberdade.Sua criança não mereçe compartilhar de um capricho danoso como o seu.Se você tem amor de fato por ele, livre-se do vício, só, e apenas desse modo, poderá lhe cobrar mais tarde com eficiência, caso ele se caia numa dessas armadilhas.Para o filho, o exemplo de probidade dado pelo pai é mais importante do que todas as opiniões que ele vai encontrar pelo resto da sua vida.


12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de harmonia, alegrias e felicidade. É o seu merecido destino.


O Frei Anselmo, é um educador brasileiro, que trabalhou mais de 20 anos, com crianças, com adolescentes, e com jovens de todas as idades, de vários níveis sociais e culturais, de ambos os sexos, por todo Brasil.É também autor de um livro chamado "Ajude seu Filho a ser Feliz", publicado pela Editora Vozes.

Mais idéias para o Dia das Mães

Que bacana esse jogo da mamãe.... você trabalha a leitura, as regras, o dia-a-dia da mamãe, socialização entre outros conteúdos... Super 10....

Aproveitem...


* Uma sugestão de cartão para mamãe.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sugestões de atividades Dia das Mães


Essas atividades podem ser aproveitadas para o tema das mães. É necessário apenas mudar alguns dos enunciados:

*HUMM! MAMÃE COMPROU MUITAS COISAS GOSTOSAS NO SUPERMERCADO E ENCHEU A GELADEIRA.
O QUE VOCÊ ACHA QUE HÁ DENTRO DELA?
ESCREVA ABAIXO. DEPOIS, LEIA PARA SEUS COLEGAS E FAMILIARES.





*RECORTE DE REVISTAS E JORNAIS TUDO O QUE A MAMÃE PODERIA GANHAR NESSE DIA DAS MÃES. DEPOIS ESCREVA O NOME DE TUDO O QUE VOCÊ ENCONTROU.


domingo, 20 de abril de 2008

Pensando no projeto do DIA DAS MÃES

O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que nao mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

Alguns objetivos que podem ser acrescentados ao seu projeto:

  • valorizar as mães;
  • contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral;
  • refletir sobre a linguagem escrita;
  • estimular a percepção visual;

É claro que são apenas alguns objetivos, sendo que o projeto é individual e cada professor determina os objetivos de acordo com sua turma e as habilidades que irá trabalhar.



Essas são sugestões de atividades que podem ser aproveitadas desde a educação infantil até os primeiros anos do ensino fundamental, tendo em vista que cada educador adequará a atividade para o nivel de sua turma:






sábado, 19 de abril de 2008

Encerramento do Projeto Dia do Índio


Quando pensamos em um projeto temos que ter em mente o ponto culminante desse projeto, o produto final que irá ser apresentado, algo que venha satisfazer os anseios dos educandos e dos educadores.

As professoras da Escola Municipal Crivelli de Pimenta Bueno- Ro, pensaram em um dia de índio: com brincadeiras , músicas , vídeo sobre os costumes índigenas e muita "cara pintada".

Professoras: Vilma, Ilza e Cybelle.


As turmas assistindo o dvd da cultura indígena.


hora de "cara pintada"!


Hora de brincar e cantar as música estudadas.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Idéia super criativa para o Dia do Índio

Essa idéia super criativa é do blog da minha amiga JACIRINHA....amei e não podia deixar de postar aqui. ( o link do blog da Jacira está nos favoritos, visitem vocês vão amar.)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

**O Dia e a Noite**

Essas sugestões de atividades vão para educação infantil. O tema DIA E NOITE é muito atrativo e oportuniza um aprendizado prazerozo e significativo.


Algumas sugestões de questionamentos que podem ser feitos para verificar os conhecimentos prévios da turma em relação ao tema que irá ser abordado:

* O que diferencia o dia da noite?
* Quais as cores que vemos no céu durante o dia? E a noite?
* Quais atividades que podemos fazer só durante o dia?
* Qual o horário em que as crianças devem ir dormir?
* O que devemos fazer antes de dormir? E ao acordarmos?

* O céu é sempre igual?

# Antes de fazer qualquer atividade leve as crianças até o pátio onde possam observar o céu e fazerem comentários. De atividade para casa você pode pedir aos alunos que chamem os pais para juntos observarem o céu a noite e no dia seguinte relatarem a experiência na rodinha da conversa.


Com essas atividades você pode levar as crianças a:

  • identificar os aspectos do dia e da noite;

  • diferenciar o que fazemos de dia e de noite;

  • estimular a linguagem oral;

  • contribuir para o desenvolvimento da criatividade;
  • refletir sobre a linguagem escrita;entre outras.







* aproveite e peça as crianças que escrevam como souberem o nome dos desenhos, após você poderá escrever da maneira convencional no quadro, onde eles estarão comparando as escritas.









* para desenvolver esta atividade o aluno ja deve ter conhecimento das formas geométricas.





* aproveita e registre a palavra SOL:
- com que letra começa;
- qual a última letra;
- quantas letras tem essa palavra?

* contar quantos palitos ou canudos foram gastos para cubrirem os raios de sol.








* Sucesso!

domingo, 13 de abril de 2008

Calendário do mês de Maio

### Começando a pensar no Dia das Mães... ###

*Dica: Você pode apagar os números, o nome do mê e os dias da semana e então construir o calendário junto com os alunos. Pense também nos aniversariantes, contando e escrevendo os nomes. E é claro as datas comemorativas do mês!

Bom trabalho!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comportamento Social e Atividades Criativas

###Compreendendo a criança... ###


Você sabia que...


1-A criança se educa socialmente quando trabalha em grupo ?

2-Quando a criança divide o seu trabalho com outros ou ajuda alguém, aprende a prática de hábitos de cortesia e ordem ?

3-Amando a criança compreenderá melhor suas fraquezas, tornando-se mais fácil sua educação ?

4-A bondade, aliada à firmeza, e não a rudeza de palavras, são um instrumento poderoso para conseguir a obediência da criança ?

5-Bons brinquedos e jogos inteligentemente dirigidos transformam o mundo da criança?

6-Dos quatro aos seis anos, a criança deve ter à sua disposição e em grande abundância, brinquedos e jogos de todo o tipo, que estimulem o seu espírito criador ?

7-Os materiais que estimulam a atividade criadora são papel em folhas grandes, papel de seda, lápis, tinta, giz de cera, um quadro-negro, massas, brinquedos de recortes, caixas velhas de cartolina, etc., etc. ?

8-Os brinquedos que precisem ser puxados ou empurrados pela criança auxiliam-na a desenvolver o equilíbrio e aprender a andar e correr ?

9-Brinquedos de armar estimulam a habilidade ?

10-Brinquedos compostos de mais de uma parte, exercitam a coordenação do tato com a vista ?


( www.sitededicas.com.br )

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dia do índio

Faça a festa das crianças com esta máscara para o dia do índio:


terça-feira, 8 de abril de 2008

Textos sobre Lendas Indígenas

As lendas indígenas sempre despertam muita curiosidade e interesse nas crianças. Eles são uma ótima dica para rodinha da conversa ou hora da leitura!


domingo, 6 de abril de 2008

###Sugestões de atividades sobre o DIA DO ÍNDIO###







^



Projeto Brincar é Aprender!